Economia

Livro de economista celebridade será lançado no Brasil em novembro

28 MAI 2014 • POR Via G1 • 10h27
Livro sobre desigualdade de renda, de Thomas Piketty, ficou semanas como mais vendido na Amazon. (Foto: Charles Platiau/Reuters)
“Capital no século XXI”, a polêmica obra do francês Thomas Piketty, que levantou um debate mundial sobre a desigualdade, vai ser lançada em novembro no Brasil, pela editora Intrínseca. Desde que foi traduzido para o inglês, neste ano, o livro ganhou notoriedade e transformou seu autor em um economista celebridade. Na obra, ele concluiu que o capitalismo está aumentando a desigualdade entre ricos e pobres.

A publicação vem sendo considerada até uma atualização do livro de Karl Marx, “O Capital”. Em abril passado, chegou a liderar a lista dos livros mais vendidos durante algumas semanas no site da Amazon, desbancando até as obras de ficção ou auto-ajuda. Mesmo ainda sem tradução para o português, o título era o 43º mais vendido da Amazon no Brasil na última terça (27).

Segundo o economista francês, a desigualdade está aumentando porque o rendimento dos investimentos (alugueis, ações, aplicações) tem sido maior que o da renda obtida com o trabalho. Assim, quem tem dinheiro sobrando para investir vê o montante crescer mais que os que não têm.

Como possível solução, Piketty defende elevar o imposto pago pelos mais ricos.

O livro foi elogiado por renomados economistas e publicações especializadas, mas foi criticado pelo jornal britânico Financial Times, que apontou erros nos cálculos.