Saúde

Pesquisadores apontam que cães-guaxinim podem ter sido a origem da Covid

Cientistas encontraram amostras do vírus causador da doença que continham material genético pertencente ao animal, comercializado como iguaria culinária

17 MAR 2023 • POR Pedro Molina, com informações do UOL • 17h54
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/@663highland

Um estudo realizado por uma equipe internacional de especialistas em vírus revelou que encontrou dados genéticos de um mercado em Wuhan, na China, que ligam o coronavírus responsável pela Covid à cães-guaxinim vendidos ilegalmente no local.

Os dados genéticos foram extraídos de cotonetes colhidos dentro e ao redor do Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan a partir de 2020. Além disso, os pesquisadores também recolheram amostras em paredes, pisos, gaiolas de metal e carrinhos utilizados para transportar os animais.

Nas amostras que testaram positivo para o vírus causados da Covid, foi encontrado material genético pertencente a animais, boa parte que era compatível com o cão-guaxinim.

Apesar disso, os pesquisadores explicam que a mistura de material genético do vírus e do animal não prova que um cão-guaxinim em si foi infectado, já que outro animal pode ter passado o patógeno para as pessoas, ou alguém infectado pode ter transmitido a doença para o guaxinim.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.