Esportes

Cristiano Ronaldo estará pronto e não tira a Copa da cabeça, diz fisioterapeuta

5 JUN 2014 • POR Via Uol • 11h05
Cristiano Ronaldo acena para torcedores no embarque de Portugal em Lisboa. (Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP Photo)
O fisioterapeuta da seleção portuguesa, Antônio Gaspar, trabalha com Cristiano Ronaldo há 12 anos e disse que a ambição do jogador vai fazer com que o atacante esteja recuperado e pronto para jogar a Copa do Mundo. O jogador sofre com uma tendinite no joelho e uma lesão muscular, ambas na perna esquerda.

"Acho que estará pronto [para o Mundial], embora no que diz respeito à saúde sempre haja o imponderável. Com a vontade que ele tem, creio que vamos ter Cristiano em um grande nível. Ele não tira da cabeça o objetivo de jogar a Copa do Mundo", disse Gaspar.

Para o fisioterapeuta, a recuperação de um jogador não depende apenas da equipe médica da seleção portuguesa. Gaspar disse que o lado psicológico é muito importante, e que Cristiano Ronaldo tem vantagem nesse fator.

"Ele marca muito o caminho que devemos seguir. O fato de o conhecermos há 12 anos também nos dá vantagem, pois conhecemos muito bem o seu perfil psicológico", afirmou o fisioterapeuta, que descreveu o interesse do jogador em sua recuperação.

"Ronaldo é uma pessoa que não aceita as coisas sem perguntar. Quer saber os porquês, para que serve e até onde pode chegar. Procura a razão para tudo. Tem um conhecimento profundo do seu corpo e isso é determinante no momento em que o seu corpo começa a dar sinais", disse.

Para Gaspar, Cristiano Ronaldo é considerado como um "superatleta", e um "exemplo". "Por mais qualidade que alguém tenha, se não trabalhar, não chega a este ponto. Cristiano é superdotado mas, ao mesmo tempo, trabalhar para melhorar o que já conseguiu e o que tem. Creio que é o melhor exemplo que pode dar aos jovens", concluiu.