Cultura

Nova série da HBO, 'The Leftovers', some com parte da população mundial

30 JUN 2014 • POR Via Folha • 11h20
Amy Brenneman, que interpreta a mulher do chefe de polícia, em 'The Leftovers'. (Foto: divulgação)
Imagine se, de uma hora para outra, 2% da população mundial desaparecesse. Nesta parcela estariam bêbados, ladrões e assassinos, mas também bebês, cirurgiões, celebridades e até o papa.

Seguindo o caminho contrário ao da bem-sucedida série francesa "Les Revenants" (exibida no Brasil pelo canal HBO Max), em que pessoas voltam do além, a HBO estreou "The Leftovers" (algo como "as sobras") nesse domingo (29), produção em dez episódios sobre pessoas que somem sem explicação.

A série começa em flashback: uma mãe vê seu bebê desaparecer da cadeirinha do carro; um garoto vê o pai sumir no estacionamento.

Para alguns, o motivo do sumiço generalizado é religioso - pode ser o "arrebatamento" bíblico. Outros ficam presos na amargura de ter a vida revirada sem explicação.

Três anos depois, o foco é a família do chefe de polícia Kevin Garvey (Justin Theroux). Ninguém sumiu, mas, após os acontecimento, todos mudaram tanto que é como se também tivessem ido embora.

Para o New York Times, a premissa de "The Leftovers" é intrigante e apresentada de forma inteligente, mas lenta. A suspeita é se o telespectador vai aguentar o ritmo rastejante da produção. Há dúvidas quanto à resposta do público dada a origem da série.

É assinada por Tom Perrotta, que escreveu o romance no qual foi baseada, mas também por Damon Lindelof, cocriador de "Lost", que acabou após seis temporadas sem explicação sobre seus principais mistérios.