Esportes

Torcedor troca ingresso de 1950 por bilhete de 2014 e verá final da Copa

30 JUN 2014 • POR Via Uol • 13h15
Ingresso para o jogo decisivo da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai no Maracanã. (Foto: divulgação/Museu do Futebol)
Sessenta e quatro anos depois, Joedir Belmont, enfim, vai assistir a uma final de Copa do Mundo no Brasil. O torcedor brasileiro, de 85 anos, chegou a comprar um ingresso para partida decisiva do Mundial de 1950. Por causa de um problema de saúde de sua mãe, entretanto, acabou não vendo a partida e guardando o bilhete não utilizado como uma prova da "Copa que ele não viu".

Na última sexta-feira, contudo, Joedir trocou seu ingresso antigo por três bilhetes novos em folha, da Copa do Mundo de 2014. Com eles, ele poderá realizar seu sonho de ver a final do torneio no Brasil. "Não pude assistir ao jogo de 1950, mas vou assistir à final desta Copa. Espero que a gente possa ir à forra e esquecer aquele 2 a 1 [placar da derrota do Brasil para Uruguai na final de 1950]."

A troca do ingresso antigo por três bilhetes novos foi feita pela Fifa. O próprio secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, deu os ingressos novos a Joedir, após entrevista coletiva concedida no estádio do Maracanã, palco da final de 1950 e da futura final de 2014.

Valcke disse que Joedir escreveu uma carta à Fifa contando sua história. Na carta, ele disse que gostaria de doar seu ingresso da Copa do Mundo de 1950 para um museu sobre a história dos Mundiais de futebol que a Fifa deve abrir no final do ano que vem.

A história de Joedir sensibilizou a Fifa. A entidade, então, decidiu aceitar a doação e convidou Joedir e mais dois acompanhantes para a final deste ano. O jogo acontecerá no domingo, 13 de julho.

"Meu pai acompanhou de perto a Copa do Mundo de 1950. Visitou até a obra de construção do Maracanã, mas não foi à final", contou José Augusto Filho, filho de Joedir. "Espero que ele consiga realizar o sonho de ver uma final de Copa do Mundo. E também que ele me convide para ir junto."