Esportes

Com Fred em baixa, Felipão pode usar esquema do penta

3 JUL 2014 • POR Via Terra • 10h58
Henrique pode ser a surpresa do Brasil contra a Colômbia. (Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm)
O técnico Luiz Felipe Scolari testou uma formação no último treino na Granja Comary que pode resgatar o esquema vitorioso do pentacampeonato em 2002, na Coréia do Sul e no Japão.

Na época que assumiu a Seleção em 2001, Felipão queria resolver o problema defensivo e apostou em três zagueiros para liberar Cafu e Roberto Carlos no apoio e deixar o time mais solto do meio para frente.

Edmílson foi o escolhido para a função e ficava entre os zagueiros Roque Júnior e Lúcio nos momentos de defender e se transformava em volante na armação das jogadas. Mesmo com Felipão sempre usando mais o 4-4-2 em sua carreira, o esquema deu certo naquele Mundial e o Brasil foi campeão.

No Brasil 2014, as laterais têm sofrido para parar os ataques rivais e o atacante Fred, facilmente anulado pelas defesas adversárias, marcou apenas um gol em cinco jogos.

Na segunda parte do treino em Teresópolis, na última quarta-feira, Felipão surpreendeu ao pedir para o defensor Henrique se transformar no terceiro homem de defesa e sacar o camisa 9, tornando a possibilidade de retomar o 3-5-2 para o duelo contra a Colômbia, nesta sexta-feira, às 17h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Com a saída de Fred, Fernandinho e Paulinho (possível substituto do suspenso Luiz Gustavo) ganharão mais segurança para sair com a bola. Oscar atuaria mais centralizado, e Hulk e Neymar jogariam mais próximos da área adversária, mas sem nenhum centroavante parado na área.

“Eu me encaixo em qualquer tipo de formação e a gente tem um excelente treinador para isso. Ele que resolve escalações e o jeito que a equipe vai jogar e tem de fazer de tudo para o time vencer. Com o time com ou sem centroavante, a gente tem que jogar futebol”, disse Neymar.