Geral

Em menos de 24h para encerrar, Receita espera mais de 9 mil declarações em MS

Hoje (31), é o último dia para a declaração do imposto; Confira regras para declarar

31 MAI 2023 • POR Brenda Leitte • 13h09
Receita espera 9 mil declarações em MS no último dia de prazo - Foto: Marcos Serra/G1

Termina hoje (31), o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023. Em Mato Grosso do Sul, a Receita Federal espera receber, pelo menos, 552 mil declarações, porém, faltando menos de 24 horas para o término, e mais de 9 mil contribuintes ainda não entregaram o documento.

De acordo com a Receita Federal, somente nesta terça-feira (30), foram entregues 39.816 declarações, sendo recorde para um dia desde a abertura do prazo, em 15 de março. O prazo termina às 22h59 (MS) do dia 31 de maio de 2023.

O Imposto de Renda 2023 deve ser declarado por pessoas físicas, residentes no Brasil, que se enquadraram em uma das situações previstas pela Receita Federal.

Quem deixar de entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, mas ela pode chegar a 20% do imposto devido. Além disso, dependendo do caso, o contribuinte pode até ficar com o nome sujo e ter o CPF apontado como irregular pelo Fisco.

Como consultar?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.