Internacional

Após passar por cirurgia, Papa Francisco tem noite tranquila de recuperação

O pontíficie precisou ser submetido a uma cirurgia para reparar uma hérnia

8 JUN 2023 • POR Da redação • 17h41
Foto: Yara Nardi/Reuters

O papa Francisco estava bem na manhã desta quinta-feira (8), depois de passar sua primeira noite no hospital após uma cirurgia abdominal, informou o Vaticano.

"A noite correu bem", disse o Vaticano em um breve comunicado, que acrescentou que o pontíficie teve uma noite tranquila. Francisco, de 86 anos, passou por uma operação de três horas em um hospital de Roma na quarta-feira (7), para reparar uma hérnia. Segundo os médicos, o procedimento foi bem-sucedido,.

O médico Sergio Alfieri, cirurgião-chefe que operou o papa no hospital Gemelli, em Roma, disse que Francisco reagiu bem à anestesia geral e que espera que o pontífice fique no hospital por cerca de 5 a 7 dias.

Francisco tem duas viagens planejadas para este verão: a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude e visitar ao Santuário de Fátima, e à Mongólia, de 31 de agosto a 3 de setembro.

Alfieri disse que não vê nenhuma razão médica para que o papa tenha que mudar sua programação se a recuperação for bem, como o cirurgião espera.

O Vaticano disse que todas as audiências do papa foram canceladas até 18 de junho como medida de precaução.