Saúde

MS registra 417 novos casos de dengue em uma semana; Não houve mortes

Estado já soma 37.915 diagnósticos positivos e 35 óbitos confirmados, somente neste ano

16 AGO 2023 • POR Brenda Leitte • 18h32
Mosquito da dengue - Foto: Reprodução

Mato Grosso do Sul registrou 417 novos casos de dengue na última semana, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nessa terça-feira (15). No mesmo período, não houve registros de óbitos, mas 8 casos continuam em investigação.

De acordo com o levantamento, 74 dos 79 municípios do Estado continuam em alerta da doença durante a temporada de estiagem. Segundo a pasta, a notificação é emitida quando o índice supera 300 casos para cada 100 mil habitantes. Campo Grande, Brasilândia, Maracaju, Água Clara e Santa Rita do Pardo figuram entre os municípios com maior incidência da doença transmitida pelo Aedes aegypti.

Ainda de acordo com o boletim, crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos são os mais infectados, com 19,41% de diagnósticos confirmados. Mulheres representam 52,4% dos casos.

Geograficamente, Três Lagoas segue com o maior números de óbitos relacionados à doença, com seis mortes confirmadas. Dourados e Campo Grande registraram cinco mortes, já Aquidauana e Aparecida do Taboado também estão na lista de municípios com dois óbitos confirmados. 

Vale ressaltar que, em 2023, 37.915 casos foram confirmados, encerrados para o agravo, levando em conta o critério laboratorial ou clínico epidemiológico. Com mortalidade estimada em 1,20%, 35 óbitos foram confirmados. Por fim, o Estado segue em 10º lugar no âmbito nacional de mortes registradas.

Clique aqui e acesse o boletim na íntegra.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android