Crianças aprendem sobre arte e ferrovia em projeto promovido pela Fundac
9 AGO 2014 • POR Via CG Notícias • 11h10(Foto: Farid Fahed)
A antiga Estação Ferroviária de Campo Grande é o cenário para o roteiro cultural criado pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac), no projeto Trenzinho Piuí Piuí. Alunos de 7 a 12 anos, de escolas públicas ou privadas, poderão participar do projeto, que visa aproximar as crianças da arte e da história da capital, além de proporcionar uma tarde recreativa.Na tarde dessa sexta-feira (08), ocorreu a primeira edição do Trenzinho Piuí Piuí, com a Associação Pestalozzi de Campo Grande, que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou transtorno neuromotor. Dentre as atividades feitas pelos alunos durante a tarde estão: visitas às exposições de arte (na Galeria de Vidro e no Armazém Cultural), teatro, pintura facial, lanche e brincadeiras. “Nosso maior interesse é despertar o interesse das crianças pela arte, de forma divertida e lúdica”, explica Elizabeth Queiroz Negrelli, técnica em promoção cultural da Fundac e responsável pelo projeto.
A história da ferrovia também é lembrada durante as atividades. “Eu explico como ela foi construída, como ajudou no desenvolvimento de Campo Grande, por quais cidades o trem passava, entre outras informações”, conta Elizabeth. “Este é um espaço cultural e público, que conta a história de nosso povo, temos que fazer com que as crianças tenham o hábito de frequentar lugares assim”, complementa.
Os alunos da Pestalozzi estavam atentos a cada atividade para as quais eram convidados a participar. A peça teatral Contos de Magia Pura, do grupo Bobos da Plebe, foi um dos momentos mais festejados pelos alunos.
A professora da instituição, Rita de Cássia, aprova iniciativas como esta, ressaltando a importância de levar cultura às crianças. “Conhecer um espaço diferente é sempre bom para eles, ainda mais um espaço cultural. Levaremos para a sala de aula muitas das coisas que fizemos aqui”, garante.
A próxima escola a participar do projeto é a Escola Estadual Professora Fausto Garcia Bueno, no dia 22 de agosto. A instituição de ensino que quiser participar do projeto deve entrar em contato com a Fundac pelo telefone 3314-3227.