Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta em concerto especial nesta quinta
12 AGO 2014 • POR Via CG Notícias • 09h58(Foto: reprodução)
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande se apresenta nesta quinta-feira (14), em concerto com participação especial de renomados músicos. Com entrada gratuita, o concerto acontece às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha com a participação da flautista Myrian Dickinson, que é da Suíça e está realizando uma breve turnê pelo Brasil, e do jovem violonista paulista Plínio Fernandes, recém-integrado à Royal Academy of Music de Londres, na Inglaterra. A apresentação integra a programação de aniversário de 115 anos de Campo Grande.A noite terá, ainda, a atuação do jovem maestro Matheus Coelho, que estuda Regência na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Matheus, reconhecido talento campo-grandense detentor de prêmios em música, tem em seu portfólio diversas experiências na América do Sul e Europa. Para encerrar a noite junta-se à orquestra o coral infantil da Fundação Zahran que desenvolve suas atividades com o projeto aprovado pelo FMIC e o Coral dos Alunos da Escola Municipal Iracema Maria Vivente.
Orquestra Municipal
Instituída por Lei Municipal (4.403/2006), a Orquestra Municipal tem realizado intensa atividade em Mato Grosso do Sul em concertos nos principais municípios do estado. Apresentou-se com renomados solistas brasileiros e dos EUA, Portugal, Itália, Coréia do Sul, Argentina, Suíça, Canadá, Paraguai, Bolívia e Uruguai. A Orquestra tem se destacado pela integração e valorização da música regional de Mato Grosso do Sul, entre os exemplos estão a utilização de instrumentos como a viola caipira e a viola de cocho nos concertos, além de parcerias com importantes nomes da música popular sul-mato-grossense.
Tais incursões têm chamado a atenção de um novo público para a música de concerto e despertado elogios de grandes personalidades no meio artístico, como disse do saudoso escritor Ariano Suassuna que destacou a importância da Orquestra para a cultura musical brasileira. A Orquestra mantém um permanente programa de incentivo e aperfeiçoamento técnico para jovens músicos, absorvendo promissores talentos da cidade por entender que deve fomentar de diversas maneiras o cenário musical erudito.
A Orquestra tem como regente o maestro Eduardo Martinelli que formou-se em Violão Erudito pela Faculdade de Música de Santos, em 1998, estudou paralelamente violoncelo, violino e regência de orquestra. Desde 2004 residindo em Campo Grande vem realizando intensas atividades no meio artístico popular e erudito apresentando-se nos principais eventos de música de Mato Grosso do Sul. É maestro e diretor artístico da Orquestra Municipal e da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, maestro e coordenador pedagógico da Orquestra Viver Bem e da Orquestra Infantil Grupo Zahran (Campo Grande - MS).
Martinelli foi maestro da Orquestra Sinfônica do Projeto Guri - (Santos – SP). É Diretor artístico do Festival Encontro Com a Música Clássica - Campo Grande - MS (desde de 2007). Idealizador e Incentivador do Prêmio Campo Grande de Música de Concerto - Campo Grande - MS (desde 2010). É diretor artístico do Festival Cidade das Águas de Música Erudita - Três Lagoas - MS (2011, 2012 e 2013).
O Violinista Plínio Fernandes iniciou os estudos de violão aos oito anos com o professor Eduardo Martinelli e oito meses depois vencia seu primeiro concurso. Desde então, somaram-se seis premiações de primeiro lugar, todas em concursos de âmbito nacional. Em 2012 foi selecionado e realizou um recital integrando a série de concertos “Violão no MASP”. Foi aluno, por quatro anos, do grande mestre do violão brasileiro Henrique Pinto. Atualmente tem como orientador o violonista Fábio Zanon. Em 2014 foi contemplado com uma vaga no curso de graduação em violão clássico na Royal Academy of Music de Londres com início em setembro.
A flaustista Myriam Hidber Dickinson, nasceu na Suíça. Graduou-se em música com Felix Renggli no Conservatório Schaffhausen e fez seu mestrado em música com Marianne Stucki na Musikhochschule de Zurique. Atualmente tem uma carreira de destaque atuando em grupos de música de câmara (tanto com instrumentos modernos quanto com antigos) na Suíça, Brasil, Itália, Áustria, Alemanha, EUA e França. Como solista apresentou-se em várias orquestras da Suíça, Ucrânia, Sérvia e Bulgária. Além de seus trabalhos em diversas escolas de música em Zurique e das masterclasses que promove na Suíça, Brasil e EUA, ela continua seus estudos de flauta com Philipp Racine no Conservatório de Zurique e de percussão e etnomusicologia com Cosimo Lampis.
Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Data: 14 de Agosto (quinta-feira )
Horário: 20 horas
Local: Teatro Glauce Rocha
Mais informações: 9229-2175 (Jardel) / 9845-9841