Cultura

Espaço cultural é inaugurado no Memorial Indígena com exposição fotográfica de cinco etnias

15 AGO 2014 • POR Via CG Notícias • 10h12
Crianças indígenas apresentaram uma dança para os visitantes. (Foto: Ernesto Franco)
O espaço turístico-cultural “Nosso povo, nossa terra, nossos índios” foi inaugurado nessa quinta-feira (14), no Memorial Indígena da aldeia urbana Marçal de Souza, com acervo fornecido por artistas e pesquisadores locais e a colaboração do Museu Nacional do Índio, do estado do Rio de Janeiro. As fotografias retratam o cotidiano das nações Terena, Kadiwéu, Guató, Ofaié e Guarani presentes em várias regiões de Mato Grosso do Sul.

A cacique da aldeia urbana Marçal de Souza, Enir Bezerra agradeceu o apoio do poder público. O local recebe muitas visitas nacionais e internacionais, interessadas em pesquisar a memória das populações indígenas do estado. “A exposição vai incrementar ainda mais o espaço que recebe visitantes de outros estados e países, colaborando também para o aumento da venda dos artesanatos. Atualmente, 20 artesãos deixam aqui a produção para ser comercializada, garantindo assim, grande parte da renda familiar”, pontuou.

Na avaliação da coordenadora do espaço, Alice de Oliveira Silva, os artistas e pesquisadores que doaram as fotografias foram essenciais para criação do acervo. “Estamos muito satisfeitos com a participação dos colaboradores, que cederam registros importantes como dos índios Ofaié e Guarani-Caiuás. O nosso diferencial é a produção de artesanato, mas a exposição atrairá ainda mais pessoas interessadas em conhecer a cultura dos nossos irmãos indígenas”, destacou. Entre os colaboradores do acervo fotográfico estão Lelo Marchi, Rômulo Cabral de Sá, Suki Ozaki, Carlos Dutra, Daiane Amaral dos Santos e o Museu Nacional do Índio, no Rio de Janeiro.

O acadêmico do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lelo Marchi colaborou com as fotos registradas durante pesquisa de iniciação científica realizada no município de Rio Brilhante. “Estas imagens fazem parte de um trabalho acadêmico, que resultará no meu trabalho de conclusão de curso. Minha pesquisa é voltada para Antropologia Visual, na qual realizo uma leitura interpretativa das imagens. Fiquei muito feliz em contribuir com a exposição e me coloco à disposição para apresentar, futuramente, o documentário audiovisual que devo concluir até o final do ano”, relatou.

Serviço

O Memorial Indígena está localizado na aldeia urbana Marçal de Souza, localizado na rua Terena s/n, bairro Tiradentes. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h. Informações ou agendamento de visitas podem ser feitos pelo telefone (67) 3314-3544.