Cultura

Marcelo Mafili apresenta espetáculo 'Viola Criola' na Quarta Erudita

2 SET 2014 • POR Via Notícias MS • 10h31
(Foto: Acervo/Marcelo Mafili)
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta amanhã (03), às 20 horas, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, mais uma edição do projeto Quarta Erudita com o espetáculo “Viola Criola”, do músico Marcelo Mafili. O evento tem classificação livre e duração aproximada de 40 minutos.

Mesclando ritmos como martelo alagoano, coco (dança originada no Nordeste), frevo, maracatu, samba, dentre outros, o espetáculo busca ressaltar a música brasileira e oferecer novos significados para a viola caipira, extraindo sons que são pouco explorados pelo instrumento e fazendo de “Viola Crioula” um autêntico e original trabalho musical.

O show retrata a música como um fluido energético e busca transmiti-lo em intenções de leveza e paz, moldado pela disciplina de um músico em constante pesquisa e estudos.

Também participarão do show os músicos Ivan Cruz, multi-instrumentista formado pela Universidade de São Paulo com grande atuação na musica popular e erudita, Gleison Ferreira, violinista da Orquestra Sinfônica de Campo Grande, Felipe Brito, percussionista e baterista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além dos convidados Carolina Cardoso e Lucas Sanfoneiro.

Marcelo Mafili, músico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciou suas pesquisas musicais com a viola caipira no ano de 2011, vindo a lograr um trabalho autoral com misturas inusitadas de ritmos brasileiros e buscando a idiomática nacional em sua obra.

Em 2012 ganhou uma bolsa do estudo com o violeiro Ivan Vilela, internacionalmente conhecido. A significativa experiência ajudou a aperfeiçoar a técnica com o instrumento. O músico também já estudou viola com o mestre Badia Medeiros, de Formosa (GO), considerado um guardião da tradição da viola caipira no Brasil.

Quarta Erudita
O projeto começou em abril de 2009 e tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento espaço para suas apresentações, incentivando a formação de público e de mercado por meio do acesso aos bens culturais.

Serviço
Os ingressos serão vendidos a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia) na bilheteria do Teatro Aracy Balabanian com uma hora de antecedência do espetáculo.