Flu sofre 2ª eliminação em menos de 1 mês e só Brasileiro pode salvar o ano
4 SET 2014 • POR Via Uol • 11h26Chiquinho desarma Erik na partida entre Fluminense e Goiás pela Sul-Americana. (Foto: AFP Photo/Evaristo SA)
Mesmo com momentos empolgantes, o ano tem sido complicado para o Fluminense dentro das quatro linhas. Após uma eliminação nas semifinais do Campeonato Carioca para o Vasco no começo do ano, o Tricolor emplacou quedas diante de América-RN e Goiás na Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente, e agora tem somente o Brasileiro para salvar a temporada.A eliminação na Sul-Americana veio na última quarta-feira, com derrota por 1 a 0 no Serra Dourada. Assim como na Copa do Brasil, o Fluminense deixou escapar a vantagem adquirida no jogo de ida, quando venceu por 2 a 1 no Maracanã. Pouco mais de 20 dias separaram as duas eliminações precoces.
"Ficamos chateados, sentidos. Duas eliminações são coisas muitos ruins ao nosso trabalho. Sabemos que apresentamos coisas boas, mas perdemos, em duas competições. O Fluminense participa sempre para ganhar. A equipe tem força, é experiente e não vai se abalar no Brasileirão", disse o técnico do Fluminense, Cristóvão Borges, após a derrota.
A situação, porém, deixa o elenco do Fluminense em situação delicada. O time não cumpriu os objetivos traçados pela diretoria em nenhuma competição do ano até aqui, com exceção do Campeonato Brasileiro, onde vem fazendo boa campanha e está na quinta posição, imediatamente atrás do pelotão de classificação para a Libertadores.
Sem mais nenhuma competição a disputar, o objetivo do Fluminense na temporada passa ser ao menos conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2015. Embora seja muito cedo para jogar a toalha em relação ao título brasileiro, os 12 pontos de vantagem do Cruzeiro na liderança deixam a luta pelo caneco em segundo plano no momento.
O Fluminense, no entanto, pode melhorar este cenário já no próximo domingo, quando recebe o Cruzeiro no Maracanã, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Uma vitória diminuiria a grande desvantagem e ainda pode devolver o Tricolor ao G4 da competição.
E o técnico Cristóvão Borges acredita no apoio da torcida no Maracanã mesmo com a eliminação da última quarta. Recentemente, o Fluminense entrou em rota de colisão com os torcedores após passar quatro jogos sem vencer, um deles a goelada por 5 a 2 sofrida diante do América-RN, que o tirou da Copa do Brasil.
"Os jogadores se entregam, se esforçam. A torcida sabe que fazemos o máximo. Não tenho dúvidas de que vão nos apoiar no domingo. Será um grande jogo. Vamos tentar evitar que o Cruzeiro dispare ainda mais na tabela", argumentou Cristóvão.
O Fluminense pode ter como novidade no domingo o retorno de Diego Cavalieri, já que o goleiro apresentou melhora da gastroenterite nos últimos dias. Seu caso, porém, ainda será melhor analisado pela comissão técnica nos próximos dias.