Geral

Papa Francisco autoriza padres a concederem benção à casamentos homoafetivos

Nova orientação está em documento divulgado nesta segunda-feira; apesar disso, Igreja Católica diz que autorização 'não muda doutrina sobre casamento'

18 DEZ 2023 • POR Pedro Molina • 17h04
Apesar da autorização de Papa Francisco, padres ainda podem recusar conceder as benções - Foto: Vatican Media/Sipa USA

Em documento assinado pelo Papa Francisto e divulgado nesta segunda-feira (18), o Vaticano tomou uma decisão histórica e agora permite que padres concedam bênçãos a casais do mesmo sexo.

A decisão vai de encontro direto com a doutrina da Igreja Católica, que condena a união homoafetiva. Apesar da autorização, a opinião da igreja sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo segue a mesma e ainda será considerada "irregular".

Segundo a nova medida, padres católicos romanos podem, a partir de agora, administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, caso desejem. Eles seguem autorizados a rejeitar o ritual, porém, não poderão impedir "a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

Além disso, o texto determina que a benção não pode ter qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento nem acontecer durante liturgias regulares da Igreja.