Agronegócio

Iagro alerta sobre riscos de compra de mudas irregulares e até 'doença greening'

Essa doença já provocou grandes prejuízos em plantações da Flórida e destruiu pomares em São Paulo e Paraná

1 FEV 2024 • POR Luiz Vinicius • 12h25
Riscos foram alertados pelo órgão - Divulgação/Agência Brasil

A compra de mudas irregulares pode desencadear uma série de problemas e riscos para as plantações de produtores rurais e até mesmo nos pomares urbanos e domésticos em função da aparição da doença HLB, conhecida também como 'doença greening'. O alerta foi feito pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

O órgão explica que essa doença causou enormes prejuízos para plantações na Flórida, nos Estados Unidos, além de destruir pomares em São Paulo e Paraná.

A recomendação é para fazer as aquisições de mudas de qualidade e seja combatido a comercialização irregular, conforme feita por ambulantes, que podem trazer riscos eminentes para os pomares de Mato Grosso do Sul. A doença na laranja, limão, lima, tangerinas e outras não têm cura.

Glaucy Ortiz, gerente de inspeção e defesa sanitária da Iagro, explica as mudas irregulares não possuem garantia de identidade, nem qualidade para utilização em pomares domésticos ou comerciais. "Elas representam um perigo sério para os pomares do Estado. Adquira mudas de qualidade e evite irregular, principalmente de ambulantes".

A citricultura no Mato Grosso do Sul tem ampliado sua importância e ajudado na diversificação da produção agrícola estadual. Atualmente tem no Estado 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, com projeção de ampliar em mais 1,8 mil hectares, considerando as áreas de cultivo nas unidades de produção, cadastradas na Iagro.