'Ficar: amor até segundo aviso' expõe lado fugaz dos relacionamentos em apresentações gratuitas
9 OUT 2014 • POR Via Notícias MS • 10h52(Foto: Cia. Dançar/acervo)
A Cia. Dançar inicia nesta sexta-feira (10), às 16h30, no Movimento Espaços de Dança, a série de seis apresentações do espetáculo "Ficar: amor até segundo aviso", contemplado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.Na misteriosa fragilidade dos vínculos humanos, os desejos conflitantes da juventude impulsionaram jovens intérpretes/criadores e seu diretor coreógrafo na concepção de um espetáculo de dança contemporânea que interpreta em movimentos o efêmero, passageiro e fugaz dos relacionamentos.
O “ficar” do latim significa estacionar em um lugar, não sair dele. Em contrapartida o termo caiu no uso da sociedade pós-moderna com outro sentido e ainda persiste representando uma forma de se relacionar bastante popular, breve e descompromissada.
Embalados pela pesquisa, a Cia. Dançar embarcou na tentativa de deixar de lado a solidez do corpo para dar lugar à formulação de novos códigos de movimento. O espetáculo pretende expressar o crescente processo de individualização em que os vínculos são superficiais, flexíveis e maleáveis, permitindo na construção da obra encaixar o corpo fluido e fugaz.
"Ficar: amor até segundo aviso" investiga o que é ficar, amar, interagir nos tempos antigos e nos dias de hoje, onde a interação com o outro e com o mundo não se dá mais só por meio de relações, mas também por meio de conexões.
Buscando influências para a fruição e harmonia dos movimentos, o espetáculo utiliza conceitos do livro “Amor Líquido”, de Zygmunt Bauman. Nele o autor analisa e expõe relações e particularidades da “modernidade liquida”, em que nada é feito para durar, inclusive os relacionamentos.
A Cia. Dançar é um grupo formado principalmente por ex-bailarinos do Projeto Dançar e atualmente possui 11 integrantes sob a direção de Chico Neller, coreógrafo com 27 anos dedicados à cena sul-mato-grossense da dança.
Confira o cronograma de apresentações:
10 de outubro
Movimento Espaços de Dança – rua Brigadeiro Tobias, 956 – Taquarussu - 16h30
13 de outubro
Escola Estadual Flavina Maria da Silva – Jardim Morenão - 15h30
Escola Estadual Consuelo Muller – Jacy – 20 horas
14 de outubro
Escola Estadual Vespasiano Martins – Vila Gloria - 20h30
16 de outubro
Escola Estadual Joaquim Murtinho - 20h40
17 de outubro
Escola Estadual Flavina Maria da Silva - 21h