Geral

Volume de cabos de telecomunicação furtados em 2023 chegou a 5,4 milhões

Segundo a Conexis Brasil Digital, a quantidade é suficiente para cobrir a rota entre Fortaleza e Lisboa.

27 FEV 2024 • POR Carla Andréa, com Agência Brasil • 18h52
Instituição defende punição para os criminosos - Bru-nO/Pixabay

A Conexis Brasil Digital é a responsável por registrar os dados das empresas que trabalham com cabos de telecomunicação. E segundo a instituição, o furto desse material aumentou em 15% no ano passado. Somando o volume de 5,4 milhões, um aumento de 4,7 milhões em comparação a 2022.

São Paulo foi o estado que mais registrou roubos desse fio, sendo 1,45 milhões de metros, com alta de 40% em relação ao ano retrasado, seguido do Paraná. Já o Rio de Janeiro caiu do segundo lugar paro o décimo, com redução de 50% na porcentagem de furtos do tipo.

De acordo com a Conexis Brasil, os furtos prejudicaram 7,6 milhões de pessoas, que ficaram sem acesso à serviços de telefonia e internet. A entidade defende a ideia de projetos de lei que aumentem penas para os autores desse crime.

E ainda, defende a punição para empresas que comprem esse material furtado ou roubado, e a mudança da regra que penaliza operadoras quando o serviço prestado, é paralisado por causa de um crime do tipo.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.