Internacional

União Europeia planeja aprovar regras trabalhistas para motoristas de aplicativo

As empresas afirmam que mudará pouca coisa

11 MAR 2024 • POR Carla Andréa, com Agência Brasil • 19h28
Motoristas podem ter vínculo empregático com os apps - Foto: Hannah Mckay/REUTERS

Nesta segunda-feira, a União Europeia está mais próxima de impor regras sociais e trabalhistas para os motoristas de aplicativo. A Comissão apresentou a proposta em 2021, e planeja beneficiar 28 milhões de trabalhadores no continente europeu.

Com as regras, a previsão é que esse número aumente para 43 milhões em 2025. A UE e a Bélgica fecharam um acordo em fevereiro, após diluírem a proposta da Comissão, mas a França, Alemanha, Estônia e Grécia se abstiveram, impedindo que o projeto conseguisse votos suficientes para a aprovação. Enquanto isso, a Uber divulgou que o status continua igual, mesmo com o apoio da UE.

O acordo preliminar eliminou uma série de critérios propostos pela Comissão. Mas leis nacionais, acordos coletivos e jurisprudência determinarão se os motoristas são empregados ou não. O ônus de evidência recairá sobre os apps, para demonstrar que os trabalhadores não são empregados.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.