Polícia

JD1TV: 'Esse neguinho é confusão', árbitro denuncia médico do Costa Rica por racismo

A fala foi gravada por jornalistas durante a nona rodada do Campeonato Estadual de Futebol

13 MAR 2024 • POR Brenda Assis • 09h04

O árbitro Rosalino Francisco Sanca, designado como quarto árbitro do jogo entre Costa Rica Esporte Clube (CREC) e o Operário Futebol Clube, pela nona rodada do Campeonato Estadual Sul-mato-grossense de Futebol Profissional Série A – Edição 2024, foi alvo de racismo durante a disputa realizada no dia 3 de março. Imagens, gravadas por jornalistas que estavam no local, captaram o momento em que ele é chamado de ‘neguinho’.

Conforme as informações do boletim de ocorrência, o fato aconteceu após o árbitro pedir para que um homem se retirar da tenda designada à arbitragem. Ele estaria sentado em uma cadeira, alegando que sempre fica na área quando tem jogo.

"Por isso que ninguém gosta de você aqui, pau no cu caralho", disse homem. Observando a cena, o responsável pelas falas racistas fica quieto, em um canto. Quando Rosalino se afasta, falando com o rapaz da confusão, ele acaba soltando a frase: “Ele é confusão esse neguinho, ai. Ele é confusão”.

O autor da fala racista se identificou como médico do time Costa Rica Esporte Clube (CREC), Marcus André dos Santos. A vítima soube do acontecido depois de ser informado, pelos profissionais da imprensa que filmaram a cena.

Rosalino resolveu então procurar a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, onde o caso foi registrado como injuria qualificada pela raça, cor, etnia ou origem. Os fatos serão investigados pelas autoridades policiais.

Assista as imagens:

 

Pedido de punição – Por meio de nota, o Fórum das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul exigiu que o time representado pelo médico tome medidas para responsabilizar Marcus, seja por meio de medidas disciplinares internas ou de acordo com as diretrizes da Federação de Futebol do estado.

Espaço para manifestações – O clube e a Federação foram procurados pelo JD1, mas até a publicação desta matéria não teve retorno.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.