Saúde

Dengue atinge com maior gravidade crianças de cinco anos, diz levantamento

Foram notificados 239.402 casos em pessoas com até 14 anos

19 MAR 2024 • POR Carla Andréa, com CNN • 18h22
Aedes aegypti, o mosquito da dengue - Reuters/Paulo Whitaker

Segundo levantamento feito pelo Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz/Unifase (Fundação Oswaldo Cruz/Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto), a dengue está registrando mais gravidade em crianças de até cinco anos em 2024.

Foram registrados 52 óbitos por dengue em crianças com menos de 14 anos, sendo 16 confirmados e 36 ainda sob investigação. Desses números, 44,2% são crianças com menos de cinco anos. E há uma gradativa diminuição de mortes com o aumento da idade.

Ainda de acordo com o levantamento, essa faixa etária é a que exibe as maiores taxas de letalidade, seguida pelas crianças entre seis e nove anos. Esses dados foram baseados nos relatórios do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, feitos durante as dez primeiras semanas epidemiológicas deste ano.

Os dados também alertam para um aumento de 21,1% no número de óbitos na décima semana epidemiológica em relação à semana anterior.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.