Internacional

Após terremoto deixar mais de 900 feridos em Taiwan, alerta é emitido para Japão e Filipinas

Esse é o tremor mais forte registrado nos últimos 25 anos no país

3 ABR 2024 • POR Sarah Chaves, com informações da Agência Brasil e G1 • 09h05
Foto: TVBS

Com o tremor mais forte registrado nos últimos 25 anos, um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Taiwan  deixando, até o momento, nove mortos e mais de 946 feridos na manhã desta quarta-feira (3), pelo horário local.

Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas e cancelados cerca de três horas depois.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tremor de magnitude 7,7. teria ocorrido a apenas 15,5 km da superfície, o que explica o poder de destruição elevado.

A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis. "Foi sentido em todo Taiwan, e nas ilhas costeiras... É o mais forte em 25 anos", disse Wu Chien Fu, diretor do Centro de Sismologia de Taipei, cidade que ficou sem energia. 

As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto. Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.

O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.