Justiça

Moraes nega isentar X no Brasil de determinações judiciais

A decisão foi tomada diante de ataques do dono da plataforma, Elon Musk, contra o ministro

9 ABR 2024 • POR Carla Andréa, com CNN • 18h07
Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/STF

Em meio a um embate com Elon Musk, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitou o pedido do X (antigo twitter) no Brasil, para que a responsabilidade sobre determinações judiciais recaia sobre a empresa no âmbito internacional.

Advogados da plataforma argumentaram que representantes da empresa no Brasil não têm o poder de interferir nas decisões da diretoria no exterior. Por isso, não poderia garantir o cumprimento das decisões judiciais.

Mas, Moraes entendeu que a empresa X no território brasileiro tem responsabilidade sim, em relação às decisões judiciais e administrativas dentro do país. O ministro ainda disse que o pedido se trata de “um abuso da personalidade jurídica”.

Na decisão, o ministro também disse que, em caso de desobediência de ordens judiciais, os administradores do X no Brasil serão responsabilizados.

De acordo com a CNN, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes da plataforma para prestar esclarecimentos. Investigadores afirmam que ainda não há data para os depoimentos.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.