Justiça

"Graves infrações" afastam juíza da Lava Jato e mais 3

Decisão do corregedor nacional de Justiça foi tomada nesta segunda-feira (15)

15 ABR 2024 • POR Vinícius Santos • 14h20
Juiza Gabriela Hardt, juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores De Lima / - Foto: Reprodução

O ministro Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, determinou o afastamento da juíza Gabriela Hardt e de três magistrados do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). 

Gabriela atuou na Operação Lava Jato como substituta do ex-juiz Sérgio Moro na 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba. Os magistrados do TRF-4 afastados são o juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores De Lima.

A decisão de afastar Gabriela se baseia em indícios de graves infrações disciplinares e suposta violação do Código de Ética da Magistratura Nacional, além de desrespeito aos princípios da legalidade, moralidade e republicanismo. Já os integrantes do TRF-4 são acusados de descumprimento reiterado de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Essas medidas foram tomadas às vésperas da análise, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos achados da inspeção realizada no berço da Operação Lava Jato. A reclamação que originou a decisão de Salomão também envolve o ex-juiz Sérgio Moro, atualmente senador.

A análise das reclamações no CNJ está marcada para a terça-feira. As possíveis sanções aos magistrados sob suspeita variam de advertências e censura até remoção compulsória, disponibilidade, aposentadoria e demissão.

Leia a decisão completa aqui.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.