Justiça

Comitê da Câmara dos EUA critica Moraes em documento

Arquivo se refere à suposta "censura da liberdade de expressão online no Brasil"

18 ABR 2024 • POR Carla Andréa, com CNN • 19h24
Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira (17), um relatório intitulado “The Attack on Free Speech Abroad and the Biden Administration’s Silence: The Case of Brazil”. Traduzindo para o português significa: “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil”.

O documento se refere à “censura da liberdade de expressão online no Brasil”, e faz críticas às decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O relatório contém ainda, documentos com decisões de bloqueio de contas, com o fornecimento de dados cadastrais ao STF, e a preservação integral do conteúdo. A maior parte assinada por Moraes.

O relatório ainda afirma que têm recebido testemunhos sobre a censura do governo de outros países. E como a do brasil, servem de “alerta” ao país norte-americano.

A divulgação aconteceu dias após o X no Brasil informar o STF que a plataforma nos EUA havia enviado ao Congresso do país todas as decisões de Moraes, e do TSE, relacionadas à moderação e derrubada de conteúdo.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.