Polícia

Polícia apreende mais de 430kg de alimentos impróprios para consumo em Rio Negro

Apesar das irregularidades, não foram encontrados sinais de abate clandestino em nenhum dos estabelecimentos vistoriados

24 ABR 2024 • POR Brenda Assis • 18h11

Mais de 430kg de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos pela DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra Relações de Consumo), durante uma ação de vistoria em estabelecimentos comerciais da cidade de Rio Negro, ocorrida na terça-feira (23).

A ação de caráter preventivo e repressivo teve como foco a fiscalização de produtos de origem animal expostos à venda, oportunidade em que foram observadas a procedência, controle, acondicionamento e adequações às normas legais e sanitárias.

Durante a inspeção, foram localizados e apreendidos 430 kg de alimentos em desacordo com diretrizes sanitárias, sendo 412 kg de carne bovina, suína e frango, 14kg de manteiga e 900 ovos.

Entre as irregularidades encontradas, as equipes policiais destacaram preparo de produtos sem autorização fiscal, itens fora da temperatura adequada, ausência de rótulos e falhas na separação e armazenamento.

Apesar das irregularidades, não foram encontrados sinais de abate clandestino em nenhum dos estabelecimentos vistoriados. Os fatos foram registrados na Delegacia de Rio Negro e também houve autuação administrativa dos órgãos de vigilância, com aplicação de multas, advertências e prazo para adequação às normas.

A ação contou com a participação da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).