Internacional

Médicos sugerem que doença do veado zumbi pode ter saltado para humanos

Dois caçadores que ingeriram carne do animal podem ter sido contaminados

26 ABR 2024 • POR Pedro Molina • 19h30
Foto: RitaE/Pixabay

Cientistas acreditam que a doença debilitante crônica (CWD, na sigla em inglês), conhecida como a doença do veado zumbi, comum entre mamíferos da família Cervidae, tenha chegado aos seres humanos.

A hipótese surgiu após dois caçadores norte-americanos morrerem depois de consumirem carne de veado proveniente de uma população de cervos que foi infectada com a doença.

O relato do caso, publicado em 9 de abril na revista Neurology por médicos da Universidade do Texas, aponta que os caçadores apresentaram uma doença priônica semelhante à doença de Creutzfeldt-Jakob, a única conhecida em humanos.

Os dois caçadores, que eram idosos, apresentaram sintomas semelhantes de confusão e agressividade e morreram rapidamente após terem feito a caçada.

O risco, no entanto, não é novo. Desde 1997 a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se evite caçar veados, já que populações desses animais são frequentemente atingidas por doenças priônicas.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.