Com o Pantanal em chamas, Corumbá amanhece encoberta por fumaça; vídeo
As condições climáticas extremas no domingo (21), elevaram o risco de incêndios na região
22 JUL 2024 • POR Sarah Chaves • 10h16
Com o Pantanal sul-mato-grossense assolado pelas chamas com pelo menos sete focos ativos de incêndio, a cidade de Corumbá amanheceu totalmente encoberta pela fumaça na manhã desta segunda-feira (22).
Imagens feitas pela equipe do MS Diário, mostra a visibilidade da cidade. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, as condições climáticas extremas no domingo (21), elevaram significativamente o risco de incêndios florestais na região. A temperatura atingiu picos de 35 °C, enquanto as rajadas de vento chegaram a 40 km/h.
De acordo com o último boletim da Operação Pantantal, divulgado pelo Governo do Estado hoje (22), as ações se direcionaram a sete focos de incêndio ativos que estão sendo combatidos.
Na região Rabicho, próxima ao Rio Paraguai, no Porto da Manga, margeando o Rio Paraguai e a Estrada Parque MS-228. Na região do Paiaguás, a região próxima ao município de Bonito-MS, também na área próximo ao KM 160 da BR-359 e às margens da BR 163, localizado nas imediações de Coxim.
Desde o começo do ano até 16 de julho, quase 593 mil hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense, o que corresponde a 6% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira no Estado. O aumento chega a 147% em relação ao mesmo período de 2020