Justiça

TJMS quer aumentar o número de juízes auxiliares

Magistrados podem assumir funções na Corregedoria-Geral, conforme proposta que está em tramitação na Assembleia Legislativa

10 DEZ 2024 • POR Vinícius Santos • 11h55
Fachada do TJMS. Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 266/2024, que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), propõe o aumento do número de juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça. A proposta visa alterar a Lei 1.511/1994, ampliando de dois para três o total de juízes auxiliares, a fim de atender ao crescimento da demanda de trabalho na Corregedoria.

A medida será discutida pelos deputados estaduais nesta terça-feira (10). De acordo com a Comissão de Finanças e Orçamento da ALEMS, a proposta prevê uma despesa de R$ 113.195,40, valor que está dentro do orçamento do Poder Judiciário e de acordo com os limites de gastos com pessoal definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) justifica a necessidade da mudança devido ao aumento significativo nos procedimentos tramitando na Corregedoria, o que exige a convocação de um terceiro magistrado para garantir a continuidade das atividades, sem comprometer as funções regulares do tribunal.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e está em fase de segunda discussão. Se aprovado, a mudança será implementada no Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.