Saúde

Brasil registra maior número de casos de Covid dos últimos 10 meses

Os diagnósticos da doença cresceram 68% em relação a dezembro de 2024

3 FEV 2025 • POR Carla Andréa, com Metrópoles • 16h54
Paciente sendo vacinado contra a Covid-19, por profissional da saúde - Divulgação/ PMCG

O Brasil atingiu, em janeiro de 2025, o maior número de casos de Covid-19 dos últimos dez meses. Somente na terceira semana do mês, foram registrados 23.512 diagnósticos, conforme dados do Ministério da Saúde.

O aumento dos casos teve início nas últimas semanas epidemiológicas de 2024, em dezembro, e se intensificou no início deste ano.

O último grande pico da doença havia sido registrado em março de 2024. Em comparação com dezembro, os diagnósticos de Covid cresceram 68% em janeiro, totalizando 72.846 casos.

Desde o final de março de 2024, quando o país registrava cerca de 14 mil infecções semanais, o menor patamar ocorreu entre 9 e 15 de junho, com apenas 1.102 casos. O recente aumento das infecções também refletiu no número de óbitos.

Somente na terceira e quarta semana de janeiro, foram registradas 310 mortes por Covid-19. A alta nos registros reforça a importância da vacinação e das medidas de prevenção, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

Sintomas da Covid: 

Como se proteger da Covid-19?

O Ministério da Saúde reforça que a principal forma de prevenção contra casos graves de Covid-19 continua sendo a vacinação. Outras medidas também devem ser adotadas, como:

Para conferir o status de imunização contra a Covid-19, deve acessar o aplicativo ConecteSUS, onde o histórico de vacinação fica registrado.

A maioria das pessoas não precisa atualizar o calendário vacinal desde a aplicação do imunizante bivalente. Quem recebeu as doses iniciais e ao menos um reforço contra a variante Ômicron já está protegido.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.