Homem que matou 'Gringo' a tiros na Capital é condenado a 5 anos de prisão
Jair Almeida de Souza cumprirá pena em regime semiaberto; crime foi passional envolvendo garota de programa
12 FEV 2025 • POR Vinícius Santos • 12h22
O Tribunal do Júri de Campo Grande condenou Jair Almeida de Souza pelo assassinato de Edvaldo Carlos Ramos, conhecido como "Gringo". O crime aconteceu no dia 1º de janeiro de 2023, e a sentença foi dada nesta terça-feira (11) pelo juiz Carlos Alberto Garcete.
Jair Almeida de Souza foi julgado por matar a tiros "Gringo". O Ministério Público pediu a condenação dele, mas não se opôs a uma pena menor por causa da "violenta emoção". A defesa do réu pediu que a pena fosse reduzida e também que ele fosse absolvido do crime de porte ilegal de arma de fogo.
O Conselho de Sentença (grupo de jurados que decide se o réu é culpado ou não) confirmou que Jair foi o autor do homicídio. No entanto, não aceitou as qualificadoras que poderiam aumentar a pena, como motivo fútil ou crueldade.
O Conselho reconheceu que o réu agiu por "privilegiada" (quando o crime é cometido sob emoção forte, como raiva ou ciúmes). Além disso, o réu foi absolvido da acusação de porte ilegal de arma de fogo.
A pena inicial foi de 6 anos de prisão. Porém, como houve reconhecimento de circunstâncias favoráveis, a pena foi reduzida em um sexto, ou seja, o tempo final de prisão será de 5 anos. O regime para cumprir a pena será semiaberto, onde o condenado pode sair para trabalhar durante o dia e deve retornar à prisão à noite.
Motivação - De acordo com a investigação, o homicídio teve como motivação uma disputa passional entre o acusado e a vítima, envolvendo uma mulher que era uma garota de programa. Jair Almeida de Souza também terá que pagar as custas do processo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.