Sesau lança a campanha "Carnaval Seguro: é Saúde na Folia!"
Secretaria de Saúde reforçará atendimento médico aos foliões feridos, alcoolizados e desidratados, além de distribuir preservativos masculinos e femininos
22 FEV 2025 • POR Pedro Molina • 14h53A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançou a campanha “Carnaval Seguro: é Saúde na Folia!”, com foco na assistência à população durante a folia deste ano.
Foram instalados dois pontos de atendimento em locais estratégicos, um na Esplanada Ferroviária e outro na Praça do Papa, onde acontecem os desfiles das escolas de samba.
Rosana Leite, a secretária municipal de Saúde, deu destaque para o posicionamento dos pontos de atendimento, com o objetivo de atender o maior número possível de foliões. “Nosso foco é estar presente onde a população mais precisa, garantindo um suporte de saúde rápido e eficiente”, comentou.
Na Esplanada Ferroviária, local conhecido por sua grande concentração de blocos carnavalescos, o serviço começa neste sábado (22), com o local contando com 11 leitos, sendo seis macas e cinco poltronas de hidratação, além de uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social.
O atendimento funcionará das 14h às 00h nos dias 22, 28, 1º, 2, 3, 4, 7 e 8 de março.
Já na Praça do Papa, onde ocorrem os desfiles de escolas de samba nos dias 3 e 4 de março, o ponto de atendimento contará com macas e poltronas de atendimento em menor quantidade, além de um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, levando em conta o número e perfil dos foliões do local.
O atendimento será das 19h às 00h.
Além do atendimento médico, a Sesau também intensificará as ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, com equipes especializadas que percorrerão os circuitos do Carnaval distribuindo preservativos masculinos e femininos, alertando para a importância da prevenção.
Fabiane Dittmar, coordenadora do serviço de IST da Sesau, apontou para a importância dessas ações para evitar a disseminação de ISTs durante o Carnaval da Capital. “O preservativo é a principal ferramenta de prevenção contra as ISTs, incluindo o HIV e a hepatite A, que pode ser transmitida por via sexual. Nossa missão é garantir que todos tenham acesso à proteção e à informação necessária para um Carnaval mais seguro. Nós trabalhamos o pré-Carnaval visitando casas noturnas, no Carnaval nos pontos de maior concentração e no pós-Carnaval com as blitze educativas”, comentou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.