Cultura

Lula diz que prêmio no Oscar é para 'sentir mais orgulho de ser brasileiro'

Filme 'Ainda estou aqui' faturou estatueta de melhor filme internacional

3 MAR 2025 • POR Luiz Vinicius • 09h38
Diretor Walter Salles e a atriz Fernanda Torres - Robyn Beck / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais neste domingo (2) para parabenizar a conquista do cinema brasileiro, que faturou a estatueta de melhor filme internacional com o longa 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles e com a atriz Fernanda Torres.

"Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia", disse o presidente no X (antigo Twitter).

Lula ainda escreveu que o prêmio é um reconhecimento do trabalho dos artistas e do diretor Walter Salles e classificou a obra como 'extraordinária'.

"O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é o reconhecimento do trabalho de Walter Salles e toda equipe, de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Selton Mello, do Marcelo Rubens Paiva e família e todos os envolvidos nessa extraordinária obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra o autoritarismo. Parabéns! Viva o cinema brasileiro, viva Ainda Estou Aqui".

Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" é o primeiro original Globoplay. O filme ainda concorreu em outras duas categorias na cerimônia do Oscar: melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme, mas não ganhou.