Prefeitura do Rio vai comprar casa de 'Ainda Estou Aqui' e transformar em museu
Produção brasileira ganhou na categoria de Melhor Filme Internacional
3 MAR 2025 • POR Pedro Molina • 17h52O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a prefeitura carioca vai comprar o imóvel onde foi gravado o filme ‘Ainda Estou Aqui’ e transformar o local em um museu em memória da história de Eunice Paiva e sua família.
‘Ainda Estou Aqui’ foi o vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional, na 97ª edição do Oscar neste domingo (2), um feito inédito para a história da cinematografia brasileira.
O longa conta a história da prisão do ex-deputado Rubens Paiva e da busca de sua esposa, Eunice Paiva, em saber o destino do marido, que se tornou uma das vítimas da ditadura militar no Brasil.
“Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da premiação. Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela - Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse Paes em publicação no X, antigo Twitter.
“O público ainda poderá conhecer a história do Brasil no Oscar em exposições interativas. Ali também funcionará a nova sede da Rio Film Commission, estimulando mais produções do cinema brasileiro e premiações internacionais. E pra não deixar dúvidas: a Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir”, finalizou a publicação.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.