JD1TV: Comportamento dos filhos pode refletir traumas dos pais, diz especialista
Segundo Silmara Medeiros, o autoconhecimento dos genitores é a chave para relações saudáveis com os descendentes
23 ABR 2025 • POR Carla Andréa • 17h08
No Conexão SM desta quarta-feira (23), a psiquiatra Silmara Medeiros fez uma reflexão sobre a importância do autoconhecimento dos pais no desenvolvimento de relações saudáveis com os filhos.
Segundo ela, a chegada das crianças à vida dos adultos escancara desafios emocionais e comportamentais que muitas vezes estavam adormecidos.
“Eles são o nosso maior presente, mas também o nosso maior espelho”, afirmou, destacando que os filhos revelam, com clareza, as sombras e limitações dos pais.
De acordo com a especialista, comportamentos como birras, dificuldades escolares ou agressividade podem estar diretamente ligados a vivências mal resolvidas da infância dos próprios responsáveis.
A psiquiatra compartilhou experiências de sua atuação clínica com pais angustiados por não saberem como lidar com determinadas atitudes dos filhos. “Quando começávamos a investigar, víamos que os comportamentos das crianças refletiam as dores e traumas dos pais, inclusive em faixas etárias semelhantes”, contou.
Silmara ressaltou que, muitas vezes, os pais tentam resolver os sintomas das crianças com medicações ou métodos paliativos, mas que a verdadeira mudança ocorre quando se busca a causa do problema. “É preciso disposição para olhar para dentro, encarar as próprias dores e buscar o autoconhecimento”, aconselhou.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.