Cidade

Lei de reposicionamento da Guarda Civil Metropolitana é sancionada

A medida ocorrerá ainda neste mês, com efeitos financeiros aplicados de forma gradativa

24 ABR 2025 • POR Sarah Chaves, com CMCG • 09h37
Foto: Denilson Secreta/PMCG

A Lei Complementar 955/25 que garante benefícios aos Guardas Civis Metropolitanos e promove melhorias no plano de carreiras da categoria foi sancionada na quarta-feira (23), pela prefeita Adriane Lopes, ao lado do vereador Papy, presidente da Câmara Municipal.

Conforme o texto publicado, o reposicionamento ocorrerá ainda neste mês, com efeitos financeiros aplicados de forma gradativa, nos meses de abril, junho, setembro, dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. 

A proposta acrescenta que ao final do escalonamento, dividido nestas cinco parcelas, haverá o reposicionamento na carreira para Guarda Civil Metropolitano Classe Especial e Inspetor Terceira Classe. A partir de março de 2026, conforme o projeto, também se inicia o processo de promoção.

“Se você caminhar pelo diálogo, você vai encontrar lá na frente o objetivo. Nós da Câmara estivemos sempre dispostos a participar desde o início das construções. Ficou muito mais fácil essa votação que fizemos, porque a Câmara estava participando junto com o vereador André Salineiro e ouvindo a categoria. Quando a gente já tem esse diálogo vindo de tempo em tempo, de forma frequente e repetida, a gente tem sucesso de votar com segurança”, afirmou Papy.

O vereador André Salineiro, vice-presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, também participou do evento de assinatura da lei, assim como o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Gonzaga, e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SINDGM/CG), Hudson Bonfim.

“A gente teve um avanço significativo na valorização dos guardas civis metropolitanos de Campo Grande. Hoje nós estamos avançando com a promoção de 900 guardas. Era muito aguardado por essa categoria, que não tinha aumento há 3 anos. A gente dá um passo significativo. Essa promoção aconteceria para 400 guardas e, numa composição, conseguimos avançar contemplando 900 guardas. Ao total, são 1.248 guardas que a gente segue nessa valorização e também reconhecendo o trabalho que eles têm feito por toda a companhia”, explicou a prefeita Adriane.