JD1TV: "Qualidade de vida é mais sobre constância do que perfeição", alerta psiquiatra
Silmara Medeiros defende equilíbrio emocional e hábitos simples como chaves para o bem-estar
30 ABR 2025 • POR Carla Andréa • 17h22No Conexão SM deste quarta-feira (30), a psiquiatra Silmara Medeiros chamou a atenção para um tema que considera central na vida de qualquer pessoa: a busca por qualidade de vida.
Segundo ela, apesar de muitos pacientes procurarem inicialmente tratamento por ansiedade, depressão ou síndrome do pânico, o verdadeiro objetivo que os mantém em acompanhamento é o desejo de viver melhor.
"Qualidade de vida é o que mais faz sentido para o ser humano, mesmo que, muitas vezes, ele não perceba isso claramente", afirmou. Para Silmara, viver bem depende de um equilíbrio entre saúde física, mental, social e espiritual, áreas que precisam de atenção constante, mesmo em meio às dificuldades cotidianas.
Na chamada "era da inteligência artificial", a psiquiatra ressaltou que manter a saúde tem se tornado mais desafiador, diante da alta demanda e da autocobrança excessiva.
Entre os pilares que sustentam uma vida saudável, ele enumera hábitos simples: alimentação equilibrada, sono reparador, hidratação adequada e espiritualidade, entendida não como religiosidade necessariamente, mas como a capacidade de manter a fé na vida, em si mesmo ou em algo maior.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.