Brasil confirma primeira gripe aviária em granja comercial e China suspende importação
As ocorrências anteriores da doença eram em aves silvestres
16 MAI 2025 • POR Sarah Chaves, com G1 e CNN • 10h36
Foi informado na manhã desta sexta-feira (16) a detecção de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país
As ocorrências de gripe aviária anteriores eram em aves silvestres. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.
A Secretaria de Agricultura do RS informou que o caso foi atendido na segunda-feira (12), em um estabelecimento de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.
Com a confirmação da doença, a área em Montenegro foi isolada e as aves restantes eliminadas. A Secretaria acrescentou que será conduzida uma investigação complementar em um raio inicial de 10 km da região de identificação do foco.
O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.
O governo já informou aos órgãos internacionais e parceiros comerciais do país sobre a ocorrência.
Já foi informado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou à CNN, nesta sexta-feira (16), que a China suspendeu as compras de carne de frango brasileira.
A decisão veio após o governo brasileiro anunciar que detectou o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais. É o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil.