Cidade

'Envelhecer é Legal': MS lança novo programa para valorizar idosos no Junho Prata

O projeto propõe uma mudança cultural na forma como a sociedade enxerga e trata o envelhecimento

2 JUN 2025 • POR Luiz Vinicius • 10h38
Junho Prata é dedicado aos idosos - Paula Maciulevicius

O mês de junho chegou e com ele, as atenções se voltam aos tratamentos para idosos, que ganharam um novo programa: "Envelhecer é Legal", criado pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), lançado nesta segunda-feira (2) e publicado no Diário Oficial do Estado.

O lançamento marca o início das ações do Junho Prata, mês dedicado à conscientização, valorização e proteção da população idosa sul-mato-grossense. 

Com foco no enfrentamento ao idadismo – o preconceito baseado na idade – o programa propõe uma mudança cultural na forma como a sociedade enxerga e trata o envelhecimento.

O programa está estruturado em três eixos principais:

Entre as diretrizes do programa estão o fortalecimento das redes de cuidado e proteção, o incentivo à pesquisa sobre o envelhecimento e a promoção de uma nova narrativa social: positiva, respeitosa e diversa sobre a velhice.

Neste ano, a campanha tem o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, e foca no fortalecimento dos laços intergeracionais, entendendo que o diálogo entre diferentes faixas etárias é essencial para construir uma cultura de paz, solidariedade e cuidado coletivo.