Militar condenado pelo 8 de janeiro é expulso da Marinha
Decisão foi do Conselho de Disciplina
4 JUN 2025 • POR Pedro Molina • 18h53O suboficial Marco Antônio Braga Caldas, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão por participação nos atos golpistas, foi expulso da Marinha nesta quarta-feira (4), informou a instituição.
Com isso, Caldas, que estava na reserva, se torna o primeiro militar a ser expulso das fileiras militares em razão de condenação no caso dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
A decisão foi do Conselho de Disciplina, encarregado de avaliar a situação do militar, que após o julgamento, definiu a “exclusão a bem da disciplina do militar da situação de inatividade”.
Marco Antônio está preso em quartel da Marinha, mas com a expulsão, ele deve perder o direito à prisão especial e deve cumprir sua pena em unidade prisional direcionada para civis, assim como os demais condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.