JD1TV: Insônia atinge uma em cada três pessoas e pode ser sinal de problemas mais profundos
Especialista alerta que insônia pode ter causas emocionais e exige mais que apenas remédios para o tratamento eficaz
11 JUN 2025 • POR Carla Andréa • 17h02No programa “Conexão SM” desta quarta-feira (11), a psiquiatra Silmara Medeiros chamou a atenção para um problema que atinge milhões de brasileiros: a insônia.
Segundo a médica, cerca de uma em cada três pessoas sofre com dificuldades para dormir, um problema que vai além de noites maldormidas e pode ter causas físicas, emocionais e comportamentais.
Silmara descreveu situações comuns vividas por quem sofre com insônia: dificuldade para iniciar o sono, acordar várias vezes durante a noite ou despertar muito cedo sem conseguir voltar a dormir.
“É como se a cama estivesse cheia de espinhos”, disse. Quando esse padrão se torna frequente e interfere nas atividades do dia a dia, a médica recomenda que se busque ajuda profissional.
Ela destacou que muitos pacientes recorrem aos consultórios em busca de medicamentos para dormir, mas alerta que essa não é a solução definitiva. “O mais importante é investigar o que está por trás dessa dificuldade de sono”, afirmou.
Fatores como ansiedade, depressão, síndrome de burnout, estresse e até insatisfação com a própria vida podem ser gatilhos importantes.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.