Internacional

Israel anuncia morte do chefe do Estado-Maior do Irã

Conforme as forças israelenses, Ali Shadmani teria influenciado diretamente os planos operacionais do seu país

17 JUN 2025 • POR Sarah Chaves, com CNN • 10h10
Porta-voz do Exército israelense diz que chefe do Estado-Maior do Irã, Ali Shadmani, foi morto - Reuters

A Força Aérea Israelense (IAF) atacou um centro de comando com efetivo no coração de Teerã e afirmou ter matado o chefe do Estado-Maior do Irã, Ali Shadmani, recém-nomeado para substituir um comandante morto em ataques anteriores.

Ele assumiu o cargo na sexta-feira (13), após os ataques iniciais de Israel ao Irã terem matado vários comandantes de alto escalão, incluindo seu antecessor, o Tenente-General Gholam Ali Rashid.

A Força Aérea Israelense afirmou ter recebido "informações precisas"e "uma oportunidade repentina nesta terça-feira (17)", quando houve novos ataques.

O Irã ainda não se pronunciou sobre as alegações de Israel sobre a morte de Shadmani.

Rashid e Shadmani lideravam o Quartel-General Central Khatam al-Anbiya, uma entidade que coordena o exército regular e a Guarda Revolucionária do Irã, e conforme o IDF teria influenciado diretamente os "planos operacionais do Irã visando o Estado de Israel”.

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.