Irã lança ataque com mísseis contra Israel
Explosões iluminaram o céu israelense e na Cisjordânia
21 JUN 2025 • POR Carla Andréa, com CNN • 14h50Na madrugada deste sábado (21), o Irã lançou um ataque massivo com mísseis e drones contra Israel, em um dos episódios mais graves desde o início da atual escalada de tensões entre os dois países.
O ataque é considerado uma retaliação à ofensiva atribuída a Israel em Damasco, na Síria, que matou altos oficiais iranianos no início do mês.
O céu sobre diversas regiões de Israel e da Cisjordânia ocupada foi iluminado por explosões, com sirenes de alerta soando intensamente durante a madrugada.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que o sistema de defesa aérea foi acionado e interceptou a maioria dos projéteis lançados. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram interceptações no céu noturno.
Apesar da resposta defensiva, parte dos mísseis e drones conseguiu atingir o território israelense. Estilhaços de um míssil interceptado incendiaram um edifício, mas não há registro de feridos nesse incidente.
Dois drones iranianos escaparam das defesas e atingiram alvos no norte e no sul do país. Um deles caiu sobre uma residência na cidade de Beit Shean, próxima à fronteira com a Jordânia, e o outro caiu em uma área desabitada.
Retaliação e clima de guerra
O Irã classificou o ataque como uma resposta direta à morte de Saeed Izadi, comandante da Guarda Revolucionária Iraniana, em uma ofensiva aérea em Damasco.
Segundo o exército israelense, Izadi era responsável por coordenar ações de grupos aliados ao Irã, como o Hezbollah e o Hamas, fora do território iraniano.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.