Brasil

Lei aprova uso de multas para custear CNH de pessoas baixa renda

Quem estiver inscrito no CadÚnico não precisará pagar as despesas de taxas, aulas teóricas e práticas, entre outros do processo de habilitação

27 JUN 2025 • POR Sarah Chaves • 12h38
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Foi sancionada a Lei 15.153 de 26 de junho de 2025, aprovada no Congresso que garante a destinação dos recursos arrecadados com multas de trânsito para ajudar no pagamento de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.

Foi vetado do texto a obrigação do exame toxicológico nos processos de habilitação das categorias A e B.

Serão beneficiados com a medida, que inclui despesas do processo de habilitação como taxas, aulas teóricas e práticas, entre outros custos, as pessoas inscritas no CadÚnico, o cadastro do governo federal que reúne famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente o Código de Trânsito Brasileiro prevê que as multas sejam usadas apenas para ações ligadas ao trânsito, como sinalização, fiscalização, renovação de frota e educação.

A nova Lei altera essa regra para incluir o subsídio à formação de novos motoristas de baixa renda.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.