Política

Câmara aprova projeto que exige ar-condicionado em novos ônibus da Capital

Medida prevê climatização obrigatória nos novos coletivos e autoriza adequações nos contratos atuais para garantir mais conforto aos usuários

30 JUN 2025 • POR Carla Andréa • 15h11
Projeto de Lei segue para análise da prefeita - Reprodução/Diário do Transporte

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, na última quinta-feira (26), o Projeto de Lei nº 11.636/25, que torna obrigatória a instalação de ar-condicionado nos novos ônibus do transporte coletivo da Capital.

A proposta, de autoria do vereador Landmark e subscrita por outros parlamentares, agora segue para análise da prefeita Adriane Lopes, que poderá sancionar ou vetar o texto.

O projeto determina que as próximas concessões do sistema de transporte coletivo urbano já deverão incluir, entre suas exigências contratuais, a climatização dos veículos.

Além disso, o texto autoriza a Prefeitura a intervir nos contratos vigentes, se necessário, para viabilizar a implantação do equipamento nos ônibus já em circulação.

Para o vereador Flávio Cabo Almi, que votou favoravelmente à medida, a proposta representa um avanço importante no debate sobre a qualidade do transporte público. “Esse é um passo fundamental para garantir o direito de quem depende do transporte público todos os dias. Vamos continuar acompanhando e cobrando para que essa medida se torne realidade”, declarou.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.