JD1TV: Mudanças de hábitos podem impactar a saúde e os genes, diz psiquiatra
Durante o Conexão SM, Silmara Medeiros falou sobre a epigenética
2 JUL 2025 • POR Carla Andréa • 17h09Em mais uma edição do Conexão SM, a psiquiatra Silmara Medeiros abordou um tema pouco conhecido, mas de grande importância para a saúde: a epigenética.
Segundo a especialista, essa área da biologia moderna revela como fatores externos — como alimentação, sono, exercícios, consumo de álcool, estresse e traumas — podem influenciar a ativação ou desativação de genes, sem modificar o DNA em si.
"Epigenética é uma das ciências mais fascinantes, porque mostra que, ao mudar nossos hábitos, conseguimos não apenas melhorar a nossa própria saúde, mas também influenciar as próximas gerações", destacou Silmara.
Ela citou como exemplo os gêmeos monozigóticos, que compartilham o mesmo DNA, mas podem apresentar comportamentos, doenças e condições físicas distintas, dependendo do ambiente e experiências individuais.
Para a médica, isso reforça o conceito de que somos “seres biopsicossociais transgeracionais”.
Durante a explicação, Silmara frisou que experiências traumáticas também têm papel fundamental na epigenética. "Se um trauma da infância não for resolvido, ele pode se reativar em fases futuras da vida quando situações semelhantes ocorrem. O autoconhecimento é essencial nesse processo de cura."
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.