Operação localiza agrotóxicos contrabandeados do Paraguai em terra indígena de MS
O material apreendido foi encaminhado à Receita Federal e a investigação ficará sob responsabilidade da Polícia Federal
3 JUL 2025 • POR Vinícius Santos com informações do MPF • 10h52Mais de 200 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai foram apreendidos em área de mata dentro da terra indígena Gyuraroká, em Caarapó, nesta terça-feira (1º). A operação foi coordenada pelo Ministério Público Federal em Dourados, com apoio da Força Nacional e do Ibama.
A ação ocorreu após informações de inteligência indicarem descarte irregular de agrotóxicos em território protegido. As equipes localizaram depósitos clandestinos na mata. Um dos pontos só foi acessado com trator, devido à vegetação densa e ao volume do material.
O material apreendido foi identificado e encaminhado à Receita Federal. A Polícia Federal vai investigar os crimes de contrabando, crime ambiental e possível ligação com o tráfico de insumos agrícolas.
Segundo a Força Nacional, o objetivo da operação é proteger os povos indígenas e garantir a segurança das áreas de preservação. As forças federais continuam na região.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.