Brasil

Parlamento reforça atuação com o Governo para reação a tarifaço de Trump

Parlamentares defenderam soberania brasileira e apoio as medidas anunciadas pelo Executivo

16 JUL 2025 • POR Sarah Chaves, com Agência Senado • 13h53

Poderes reforçaram atuação conjunta em resposta ao conflito comercial gerado pelos Estados Unidos, após uma reunião do presidente do Senado, Davi Alcolumbre com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta,  o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Davi Alcolumbre, disse nesta quarta-feira (16), que o Congresso Nacional e o governo federal atuarão juntos frente a tarifa de 50% imposta às importações de produtos brasileiros. "Tenho conversado muito com o presidente [da Câmara] Hugo Motta em relação a esses últimos acontecimentos e temos a compreensão, Câmara e Senado, que vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros, os empresários brasileiros, que geram riqueza para o Brasil. Tenho convicção de que esse processo deve ser liderado pelo Poder Executivo", disse Davi. 

Participaram da reunião os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), que é presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE); Renan Calheiros (MDB-AL), Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (PT-AP), Rogério Carvalho (PT-SE), Weverton (PDT-MA) e Fernando Farias (MDB-AL). 

Reação rápida
Hugo Motta reforçou que o Parlamento está pronto para apoiar medidas do governo e reagir com rapidez. "Aqui temos mais um momento de unidade nacional, em favor do país, em proteção a nossa indústria, nossos empregos e relações diplomáticas com os demais países. Não podemos aceitar que decisões externas interfiram na nossa soberania. O Brasil tem importância enorme no cenário mundial e, com união, compromisso e responsabilidade, vamos superar esse momento", disse o presidente da Câmara. 

Geraldo Alckmin, que coordena a reação do governo brasileiro ao tarifaço, voltou a criticar a medida do governo americano. Para o vice-presidente da República, a imposição da cobrança é algo "inadequado e injusto". 

Comissão externa
Na terça-feira (15), o Senado aprovou a criação de uma comissão temporária externa para atuar diplomaticamente junto ao Congresso norte-americano. O requerimento (RQS 556/2025) foi apresentado pelo senador Nelsinho Trad, para estabelecer canais de diálogo em busca de uma solução para o tarifaço.

Formado por quatro senadores, o grupo funcionará por 60 dias e viajará para Washington entre os dias 29 e 31 de julho.