Maria Clara Pacheco é ouro no taekwondo nos Jogos Mundiais Universitários
Medalha dourada é a 1ª do Brasil na competição disputada na Alemanha
20 JUL 2025 • POR Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil • 13h13A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025 saiu neste sábado (19/07), no taekwondo, disputado na cidade de Essen, no oeste da Alemanha.
A atleta Maria Clara Pacheco, de 21 anos, que representou a amarelinha na Olimpíada de Paris, venceu a tunisiana Chaima Toumi, na final da categoria dos 57 quilos, por 2 a 0, com parciais de 3/2 e 5/3. Em um dia inteiro de competição que começou pela manhã e só terminou no início da noite, Maria Clara teve que derrotar não só as adversárias.
Após a vitória, a torcida brasileira fez a festa na arquibancada, e Maria Clara saiu ovacionada, inclusive, pelo público alemão presente em Messe Essen - centro de exposições da cidade de Essen.
A temporada de 2025 tem sido excelente para Maria Clara Pacheco. Além do ouro nos JMU, ela havia garantido em junho o ouro no Grand Prix de Taekwondo em Charlotte (Estados Unidos). Na ocasião, ela derrotou na final a chinesa Luo Zongshim, que havia eliminado a brasileira nas quartas de final dos Jogos de Paris. Luo Zongshim foi campeã mundial em 2022.
Além do ouro, o Brasil garantiu mais um bronze no taekwondo. Na categoria até 54kg, Matheus Giilliard Gonçalves Silva chegou até a semifinal e perdeu para o canadense Nithan Brindamohan, que depois conquistaria a medalha de ouro