Internacional

Menina de quatro anos morre de fome em Gaza

Número de crianças vítimas de desnutrição chega a 76

20 JUL 2025 • POR Carla Andréa • 18h43

Razan Abu Zaher, uma menina palestina de apenas quatro anos, morreu neste domingo (20) em um hospital no centro da Faixa de Gaza, vítima de complicações causadas pela fome e desnutrição.

A informação foi confirmada por uma fonte médica local.

A morte da criança evidencia o agravamento da crise humanitária no território, que enfrenta um bloqueio severo à entrada de ajuda humanitária desde março deste ano.

De acordo com o Ministério da Saúde palestino, ao menos 76 crianças e 10 adultos já morreram por causas relacionadas à desnutrição desde o início do conflito em outubro de 2023.

Somente nas últimas 24 horas, 18 pessoas morreram de fome em Gaza, em meio à escassez de alimentos, medicamentos e água potável.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a maioria dessas mortes ocorreu após as autoridades israelenses intensificarem o bloqueio ao envio de ajuda humanitária.

Desde o início de março, a entrada de comboios com suprimentos tem sido sistematicamente impedida, agravando a já crítica situação da população civil no território palestino.

Razan foi uma das quatro crianças que faleceram nos últimos três dias. A mais nova delas tinha apenas três meses de idade.

A história da menina havia chamado atenção há um mês, quando uma equipe da CNN a encontrou em estado grave, visivelmente fraca e desnutrida.

Sua mãe, Tahrir Abu Daher, relatou na ocasião que não conseguia comprar leite para a filha e que o produto era raro até mesmo nos hospitais.

“Sua saúde era muito boa antes da guerra, mas depois dela sua condição começou a se deteriorar devido à desnutrição. Não há nada que a fortaleça", contou a mãe em entrevista concedida em 23 de junho, quando Razan já estava hospitalizada há 12 dias.

A menina lutou por mais 27 dias, mas não resistiu.